1975, este foi o ano em que o dia internacional da mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado desde o início do século XX. Atualmente, a data é muito assimilada como um dia de busca pela igualdade entre gêneros e protestos espalhados ao redor do mundo. A origem desta luta demarcou-se nas fabricas dos Estados Unidos e alguns países da Europa.
Através de movimentos socialistas, exigiram seus direitos e melhores condições de trabalho, em uma época em que sua posição era muito inferior ao dos homens. A escolha datada no Brasil tem uma explicação histórica é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.
No entanto, há registros e documentações que fazem várias referências para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores em um ambiente que era dominado por homens, e de autoritarismo que ditam as regras desde o período colonial.
Cronologia - (Talvez seja necessário Zoom para visualizar as principais datas)
Abaixo no infográfico elaborado é possível visualizar todos os principais eventos em torno da luta das mulheres por igualdade.
A Origem
Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.
O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo - 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.
Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heróica e trabalhadora".
Data foi oficializada em 1975
O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais. No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.
O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.
Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo - mas nem todas as empresas seguem essa prática. Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres. No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.