Terça, 27 de Outubro de 2020
(67) 999415041
Bataguassu Eleições 2020

Janela partidária para quem vai disputar eleições começa hoje

Em Bataguassu, a sucessão do Prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB têm causado uma enxurrada de pré-candidaturas desde o começo de 2020.

05/03/2020 09h57 Atualizada há 8 meses
Por: Adilson Selvano
(Foto: Ilustração)
(Foto: Ilustração)

A partir desta quinta-feira (5), os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda. O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições, o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições majoritárias (prefeitura) ou proporcionais (reeleição).  Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas. 

Em Bataguassu, a sucessão do Prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) têm causado uma enxurrada de pré-candidaturas desde o começo de 2020.

Já são 7 nomes colocados como possíveis candidatos. Confira:

Akira Otsubo (MDB)

Com 82 anos de idade, o ex-deputado e atualmente vice-prefeito é um dos que já se declarou como pré-candidato.

Célio Primo (sem partido)

O advogado divulgou em suas redes sociais a sua pré-candidatura a prefeito. Indagado por qual partido, diz que recebeu o convite de duas agremiações e está analisando os convites.

Dennis Thomazini (PTB)

O Advogado e vereador vem trabalhando para fortalecer o seu nome e consolidar sua candidatura. Dennis é um dos que na janela partidária irá trocar de partido, a agremiação escolhida deve ser o PSDB. O vereador já tem a garantia do PSB como aliado, recentemente o presidente da CASSEMS e presidente Estadual do PSB, Dr. Ricardo Ayache formalizou o apoio à pré-candidatura a prefeito do vereador.  

Dr. Junior (sem partido)

Apesar de atualmente estar distante do meio político, o médico e ex-Secretário de Saúde do ex-prefeito João Carlos Lemes, é um dos que também lançou seu nome como pré-candidato. Ainda não se sabe por qual partido o médico pretende disputar.

Regina Dovale (PSDB)

A ex-vereadora e atualmente secretária de Assistência Social também colocou seu nome à disposição, ela aposta no seu tempo de PSDB para ser a escolhida do grupo, porém, no partido a conversa oficial é que o candidato do Prefeito Caravina será aquele que tiver melhor desempenho nas pesquisas.

Reginaldo Banha (sem partido)

O ex-vereador e empresário também é um dos se declarou pré-candidato a prefeito. Segundo informações, Banha estaria negociando com o DEM.

Kotai (PT)

Na contramão dos demais, o ex-vereador Kotai atualmente é o único candidato declarado de oposição. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores
Sobre Bastidores
Os bastidores da política e os fatos que afetam o dia a dia dos cidadãos. Por Adilson Selvano.
Bataguassu - MS
Atualizado às 03h01 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

22° Sensação
9.6 km/h Vento
80.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias