Sexta, 15 de Janeiro de 2021
(67) 999415041
Bataguassu Sem ruídos

Câmara aprova projeto que proíbe fogos de artifício com barulho em Bataguassu

Bebês, idosos, autistas e animais estão entre os grupos que sofrem com o ruído.

24/11/2020 09h48
Por: Redacao
Foto Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu
Foto Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Câmara de Bataguassu aprovou nessa segunda-feira, 23, projeto de lei que proíbe o uso de fogos de artifício com ruído no município. Pela proposta, tanto eventos públicos quanto cidadãos de forma individual só poderão usar artefatos silenciosos. Para entrar em vigor, a lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB).

O objetivo é evitar acidentes e o estresse causado pelo barulho, segundo o autor da proposta, vereador Cleyton (PODEMOS), os fogos perturbam pessoas doentes, bebês, autistas, idosos e animais, além de, causarem poluição sonora. Para o vereador, a proposta não acaba com os espetáculos realizados com fogos de artifício. “O benefício do espetáculo dos fogos de artifício é visual e conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de cores”, explica.

Nas redes sociais os internautas aprovaram o projeto. “Parabéns Vereador Cleyton Silva! Projeto de grande importância. Respeito as nossas crianças, idosos, doentes e animais de estimação!”, compartilhou uma moradora.  “Parabéns Cleiton por este projeto... Meus animaizinhos faltam ter um ataque cardíaco, doentes, idosos, autistas!”, publicou outra.

Dos 11 vereadores, apenas Celso do 22 (MDB) e Cesar Martins (MDB) votaram contra o projeto.

AUTISMO

O barulho causado pelos fogos de artifício também pode ser nocivo a pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Algumas dessas pessoas, sobretudo crianças, podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas e entrar em crises “que podem levar até à automutilação”.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, houve 122 mortes por acidentes com fogos nos últimos 20 anos, sendo 23,8% menores de 18 anos.

Cidades em que há proibição

Em cidades como Sorocaba (SP), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Pelotas (RS), entre outras, a proibição de fogos de artifício ruidosos já está em vigor. No Mato Grosso do Sul, está em tramitação na Assembléia um projeto de lei do deputado estadual Neno Razuk (PTB) que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido em todo o Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 12h35 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

33° Sensação
14.1 km/h Vento
52.8% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias