Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(67) 999415041
Bataguassu Saúde

Covid "deslancha" em presídios e unidade de Bataguassu tem visitas suspensas

Ivinhema e Bataguassu terão visitas presenciais suspensas a partir de amanhã (8). Outras quatro unidades seguem a mesma ordem.

07/01/2021 18h13
Por: Redacao Fonte: Campo Grande News
Presídio de Bataguassu e de Ivinhema integram grupo de unidades com visitas presenciais suspensas (Foto: Da Hora Bataguassu)
Presídio de Bataguassu e de Ivinhema integram grupo de unidades com visitas presenciais suspensas (Foto: Da Hora Bataguassu)

Após mutirão realizado no fim de semana no presídio de Ivinhema, cidade há 282 km de Campo Grande, foram confirmados 13 casos da doença entre internos. Além disso, o diretor do presídio, Leôncio Elídio dos Santos Júnior, segue internado com coronavírus desde domingo (3) no CTI na Capital.

Com aumento dos casos por todo Estado, a doença se alastra nos presídios. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que mais dois estabelecimentos penais, sendo de Bataguassu e Ivinhema suspenderão as visitas, após solicitações das direções dos presídios. A portaria deve sair no Diário Oficial de amanhã (8). Outras quatro unidades penais já estão com as visitas suspensas, são elas: Estabelecimento Penal de Amambai, Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, Estabelecimento Penal de Nova Andradina e Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã.

Conforme informado pelo relatório diário preenchido pelas equipes dos presídios, em Ivinhema dos cerca de 80 detentos, 13 foram positivados e estão em acompanhamento, além de um servidor, sendo este o diretor do local.

A Agepen, informou que está trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Ivinhema nas ações de enfrentamento. Afirmou ainda que todos os servidores receberam máscaras e material para higienização, aferição de temperatura na entrada entre outras medidas de biossegurança. Segundo a Divisão de Saúde do órgão, mais testes serão destinados ao município de Ivinhema para atendimento ao presídio.

Na unidade de Bataguassu há até o momento dois casos confirmados, sendo um detento e um servidor. Conforme a agência, os números podem subir já que as testagens continuam, porém a unidade também tem passado por desinfecção regular.

O Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), havia feito pedido de suspensão de visitas presenciais nos estabelecimentos penais do Estado após o aumento de casos. Segundo o sindicato, no inicio da pandemia as visitas foram paralisadas em março de 2020, porém teve retorno em novembro. Após isso foi feito pedido para a retomada da suspensão porém não foi acatado.

Surto- O Campo Grande News vem noticiando o aumento dos casos nos presídio. Em Ponta Porã, a 323 km da Capital, há 54 infectados na Unidade Penal Ricardo Brandão. O dado consta no relatório diário do Comitê de enfrentamento à Covid-19 da Agepen nesta quinta-feira (7).

Com isso, desde ontem (6) mutirões de testes vem sendo feitos na unidade. A SES (Secretária de Estado de Saúde) encaminhou à unidade 400 testes rápidos. A testagem em massa começou depois da confirmação de 35 pessoas infectadas após "rebelião" de presos na última sexta-feira (1). Ao todo, em Mato Grosso do Sul, são 117 reeducandos em tratamento pela Covid-19 entre a massa carcerária até hoje (7), mas atualmente, segundo a Agepen, a unidade de Ponta Porã é a que requer maior atenção. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 05h48 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

20° Sensação
9.6 km/h Vento
77% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias