Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(67) 999415041
Santa Rita do Pardo Saúde

Prefeitura de Santa Rita negocia aquisição de doses da vacina contra a Covid-19

O município iniciou o protocolo de intenção de compras para aquisição das vacinas para imunizar toda a população.

08/01/2021 21h10 Atualizada há 4 semanas
Por: Redacao
Prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Angélica. (Foto: Prefeitura de Santa Rita do Pardo)
Prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Angélica. (Foto: Prefeitura de Santa Rita do Pardo)

A Prefeitura de Santa Rita do Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou negociação com o Instituto Butantan de São Paulo para ser uma das cidades a disponibilizar as doses da vacina CoronaVac, da farmacêutica Sinovac, à população assim que o imunizante for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além da Sinovac, há também uma negociação com a FIOCRUZ, que deverá assumir a distribuição da vacina AstraZeneca/Oxford. O anuncio foi feito pelo prefeito Dr. Lúcio Costa, nesta sexta-feira (08), nas redes sociais.  

De acordo com o prefeito, além do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, o município iniciou o protocolo de intenção de compras para aquisição das vacinas para imunizar toda a população.

“Estamos nos empenhando ao máximo para que possamos atender todas as determinações do Ministério da Saúde. Juntos vamos vencer essa batalha, traçando planos e projetos para melhorar a qualidade de vida de todo cidadão santarritense”, ressaltou o prefeito Dr. Lúcio Costa.

Vacina do Butantan atinge 100% de eficácia contra casos moderados e graves

O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram nesta quinta-feira (7) que a vacina contra o coronavírus desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science atingiu índice de eficácia de 100% para casos graves e moderados. O estudo clínico realizado no Brasil contou com a participação de 12,4 mil profissionais de saúde voluntários em 16 centros de pesquisa.

Entre os imunizados ao longo dos testes clínicos e que contraíram o vírus, nenhum apresentou caso grave ou moderado da doença nem precisou de internação. Ou seja, quem tomar a vacina do Butantan estará com a saúde protegida e chances mínimas de agravamento da COVID-19.

A taxa de eficácia foi de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial. Isso significa que a cada cem voluntários que contraíram o vírus, somente 22 tiveram apenas sintomas leves, mas sem a necessidade de internação hospitalar.

Com os índices atingidos na pesquisa, o Butantan deu início nesta quinta à solicitação do registro emergencial da vacina junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que rapidamente seja iniciada a imunização dos brasileiros contra a COVID-19.

“A vacina mostrou 100% de eficácia contra casos graves e moderados. Não houve nenhum caso grave de COVID-19 entre os voluntários imunizados com a vacina do Butantan”, explicou o diretor da instituição, Dimas Tadeu Covas.

Covas destacou que a pesquisa realizada no Brasil foi a prova mais dura e complexa já realizada no mundo para uma vacina contra o coronavírus e o estudo mais detalhado já apresentado. Por serem profissionais da área da saúde, todos os 12,4 mil voluntários tiveram risco muito maior de infecção, pois estavam na linha de frente da assistência prestada a pacientes contaminados.

A parceria entre o Butantan e o laboratório da China é desenvolvida desde o dia 10 de junho. Em outubro do ano passado, foi divulgado que a Coronavac é a mais segura entre todas as vacinas testadas no Brasil.

Em novembro, a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da Coronavac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 07h11 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

20° Sensação
15.5 km/h Vento
72.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias