Terça, 15 de Junho de 2021
(67) 999415041
Mato Grosso do Sul Ação e Prevenção

Durante workshop, Sistema Famasul anuncia programa 'Viva Pantanal'

O objetivo é levar capacitação e incentivar a instalação de brigadas de incêndio diretamente nas propriedades rurais.

06/05/2021 11h56
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Durante workshop, Sistema Famasul anuncia programa 'Viva Pantanal'. (
Durante workshop, Sistema Famasul anuncia programa 'Viva Pantanal'. (

Durante o "Workshop Pantanal", organizado pela ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) e Unipan (União dos Pantaneiros da Nhecolândia), na manhã desta quarta-feira (05), o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, apresentou o "Programa Viva Pantanal', que tem como objetivo desenvolver ações integradas voltadas à prevenção e combate a incêndios no bioma pantaneiro.

"Esse novo programa foi elaborado considerando as particularidades ambientais, culturais e econômicas do Pantanal, aliadas ao conhecimento científico sobre o bioma. Temos um prognóstico de estiagens mais intensas nos próximos anos, sendo fundamental unificarmos as ações já existentes e desenvolver novas iniciativas de educação e infraestrutura para prevenir e combater os incêndios na região de modo mais integrado e técnico possível", explicou Saito.

O objetivo é levar capacitação e incentivar a instalação de brigadas de incêndio diretamente nas propriedades rurais, aliando o conhecimento empírico de produtores e trabalhadores às metodologias difundidas por órgãos técnicos, como o Corpo de Bombeiros. "Trata-se de uma oferta contínua, a ser realizada durante todo o ano, mas de modo mais intenso nos meses de estiagem, entre março e junho, sempre por meio de um instrutor do Senar/MS e de um oficial do Corpo de Bombeiros. Um piloto está programado para o mês de maio", detalhou.

A iniciativa vai oferecer capacitação gratuita a partir dos sindicatos rurais dos municípios de Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Workshop Pantanal - Conduzida pelo presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta, a agenda virtual reuniu diversas entidades públicas e privadas com atuação na região pantaneira.

"Queremos tratar do alinhamento e coordenação das ações já realizadas pelas entidades públicas e privadas, para que possamos unificar os esforços, otimizando a infraestrutura e obter resultados ainda mais rápidos e eficazes", disse Cruzetta.

Participaram Jaime Verruck (Semagro), Jorge Lara (Embrapa Pantanal), Letícia Larcher (Instituto Homem Pantaneiro), Leonardo Gomes e Alexandre Bossi (SOS Pantanal), Nilson de Barros (Sodepan), Rafael Gratão (Movimento Nacional dos Produtores), Dito Mário (Reflore/MS), Tereza Cristina Vendramini (Sociedade Rural Brasileira), Luciano Leite (Sindicato Rural de Corumbá), além de representantes das demais entidades que atuam na região.

Presença secular - Durante a reunião, Mauricio ressaltou que o homem convive de forma harmônica no Pantanal há quase 300 anos, com uma pecuária produtiva e sustentável. "Prova dessa presença equilibrada do pantaneiro é que 90% da área total do bioma estão na mão da iniciativa privada, sendo 87% de vegetação nativa preservada", enfatizou.

Com atuação em todo o estado, o Sistema Famasul tem capilaridade por meio de 69 sindicatos rurais, oferecendo capacitação gratuita voltada à prevenção e combate a incêndios. A previsão para 2021 é oferecer 140 cursos, qualificando mais de 1,6 mil pessoas, com 2.240 horas de treinamento.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Anahi Gurgel 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 16h36 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

28° Sensação
11.4 km/h Vento
29% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias