Sábado, 24 de Julho de 2021
(67) 999415041
Três Lagoas Três Lagoas

Associação dos Aquicultores e Aquaponistas de MS e Região é apresentada a equipe da SEMEA, Agraer e CRSA

O Pontal do Faia tem o histórico de trabalhar com leite e hortaliças e agora estão diversificando a produção querendo iniciar os trabalhos com peixes.

19/07/2021 11h30 Atualizada há 5 dias
Por: Redacao Fonte: Assessoria
(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)

O secretário de Meio Ambiente (SEMEA), Celso Yamaguti; o coordenador regional da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Três Lagoas, Jurandir Xavier e o presidente Carlos Rizzo, do Centro de responsabilidade Socioambiental (CRSA), foram convidados a participarem de uma reunião realizada na última semana com o intuito de conhecerem oficialmente a Associação dos Aquicultores e Aquaponistas de Mato Grosso do Sul e Região (AQUASUL).

OPORTUNIDADE

De acordo com Amanda Pivotto, diretora do departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, o Pontal do Faia tem o histórico de trabalhar com leite e hortaliças e agora estão diversificando a produção querendo iniciar os trabalhos com peixes.

"Os pequenos produtores do assentamento Portal do Faia apresentaram as ideias e o estatuto da Associação e recebemos com alegria o convite já que é um anseio da Secretaria e do nosso prefeito, Angelo Guerreiro, além de ser uma grande oportunidade de fomentar a psicultura no nosso Município, disse a diretora.

PARCERIAS IMPORTANTES

Celso Yamaguti ressaltou a forte parceria com a Agraer, por meio de Patrulha mecanizada e projetos, sempre com o mesmo interesse em fortalecer a agricultura familiar.

"Em nome do coordenador regional da Agraer de Três Lagoas, Jurandir Xavier, quero agradecer a parceria em vários projetos como a psicultura que virá para agregar valor aos produtores melhorando a renda deles tentando manter os jovens no campo. Ver essas duas entidades governamentais fazendo o possível para auxiliar os pequenos produtores é maravilhoso", ressaltou o secretário.

Celso agradeceu também o trabalho do Douglas Martins, um dos criadores da Associação e fomentadores do projeto e do coordenador de Políticas Públicas, Célio Lopes, que junto com a diretora Amanda tem desenvolvido um excelente trabalho junto aos pequenos produtores.

"O Célio é a pessoa que sempre levanta as demandas e informações necessárias junto à comunidade e que sem ele seria impossível realizarmos o trabalho que estamos desenvolvendo no Pontal", disse.

APRESENTAÇÃO

Na ocasião, o produtor Valdemar Fernandes Gomes Neto apresentou alguns sistemas de criação de peixes já em funcionamento, além de projetos que pretendem realizar como a produção de alevinos.

"A ideia com a produção é oferecer ao pequeno produtor associado os alevinos por um valor mais acessível do que é cobrado no mercado para incentivá-los a continuar com a produção de peixes", explicou Amanda.

Vários produtores se mostraram interessados em participar da Associação. A SEMEA se colocou à disposição para ajudar os produtores do assentamento não só para ajudá-los no que conseguirmos neste projeto da psicultura, mas em outros que a secretaria atende.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
20°
Tempo aberto

Mín. 14° Máx. 31°

20° Sensação
20.8 km/h Vento
33.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 33°

Sol
Segunda (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias