Sábado, 28 de Novembro de 2020
(67) 999415041
Opinião Opinião

Momento de repensar como olhar nossas crianças

Por Regina Dovale*

26/03/2019 09h19 Atualizada há 2 anos
Por: Redacao
Regina Duarte de Barros Dovale é ex-vereadora e atualmente secretária Municipal de Educação de Bataguassu.
Regina Duarte de Barros Dovale é ex-vereadora e atualmente secretária Municipal de Educação de Bataguassu.

Vivemos num mundo de corre corre, agitação, muitos afazeres no trabalho e em casa, inúmeros compromissos na comunidade onde estamos inseridos, preocupações demasiadas com a situação financeira, saúde e com o poder das conquistas materiais ou a da falta delas. Vivemos no século XXI, período de grandes acontecimentos, insatisfações, indagações, transformações e avanço tecnológico onde temos que procurar acompanhar essa agitação, correria e avanços, porque senão acabamos ficando para trás. Podemos nos perder ao longo do caminho. 

E no decorrer do tempo vamos percebendo que toda essa mazela está afetando nossas crianças e com isso vamos perdendo a preciosidade que o nosso olhar nos revela. E na Educação sentimos o reflexo da perda dessa visão, perdemos o foco, o verdadeiro sentido da nossa Missão e acabamos olhando para aquilo que queremos ver, muitas vezes sem mensurarmos as consequências das sequelas que podemos causar nelas. 

Qual o olhar eu tenho tido para minhas crianças?  Uma pergunta instigante que nos faz refletir.  Se eu olhar para ela como um aluno, verei somente seus acertos e erros momentâneos, estarei medindo pelo que faz e não pelo que vive, pelo que representa. E dessa forma ela será mais um no meio de tantos. Por outro lado se eu a olhar como pessoa, como um ser que muitas vezes transfere para a escola aquilo que vive ou deixa de viver em casa. Quando eu tiver esse olhar, eu consigo romper os muros da escola e irei procurar saber de sua estrutura familiar, moradia, condições sócio econômicas, sua origem, sua essência, só assim conseguirei perceber se existe algo que interfere em seu processo de aprendizagem, se se alimentam adequadamente e se vivem em condições dignas, por exemplo.

Contudo se eu olhar para ela com o olhar de Deus, com o olhar de amor, verdadeiramente conseguirei exercer meu papel de professor, conseguirei ver cada ser humano em suas fragilidades, conseguirei ver em seus olhos qual a sua maior necessidade, conseguirei desperta-lo a descobrir o mundo, a utilizar sua criatividade, a superar seus medos e frustações. Enfim conseguirei ver o meu filho ali sentado reinventando o mundo. 

As nossas crianças precisam ter prazer em ir para escola, precisam ter respeito pelos seus professores e tê-los como exemplo, para isso as nossas crianças precisam ser percebidas, notadas, amadas e sentirem que fazem parte dessa família chamada escola. 

A Educação com certeza precisa que os professores mudem seu olhar, e eu acredito nessa mudança de olhar, de postura e de atitude. Eu acredito na força do professor, na união que vence tudo e no amor que transforma.

*Regina Duarte de Barros Dovale é ex-vereadora e atualmente secretária Municipal de Educação de Bataguassu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 14h20 - Fonte: Climatempo
36°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 37°

34° Sensação
14.6 km/h Vento
20.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias