Um balanço do governo do estado de São Paulo aponta que houve um aumento no número de casos confirmados da variante Delta no Oeste Paulista. Com casos positivos em mais sete cidades, a lista agora soma 10 municípios da região com circulação da CEPA. O município com mais registros é Presidente Epitácio.
As variantes Delta, Alpha, Beta e Gamma são classificadas como "variantes de atenção" pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.
A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético e São Paulo é a Unidade Federativa que mais realiza esta ação no Brasil.
Em virtude deste trabalho, balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) identificou, até 25 de outubro, 7.265 casos da variante Delta no estado de São Paulo, sendo 25 na região de Presidente Prudente:
O sequenciamento é um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.
As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a COVID-19.