A Prefeitura de Santa Rita do Pardo passa a investir em aprendizagem criativa para transformar o ensino público da cidade. A partir de janeiro de 2022, todas as escolas da rede municipal contarão com a metodologia Bloco+, trata-se de um formato educacional lúdico, dinâmico e mão na massa, desenvolvido a partir de linguagem de programação, elétrica, eletrônica e robótica.
Na última terça-feira (14), a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu uma solenidade para apresentar aos professores o Bloco+. A nova metodologia de ensino é interdisciplinar e aprimora o raciocínio lógico, considerando a identidade de cada estudante. Os professores poderão trabalhar, incentivar e potencializar as competências e as habilidades, transformando o aluno em autor de projetos.
As aulas são aplicadas dentro do Maker Space, uma sala lúdica, com ferramentas manuais para o desenvolvimento das experiências. “Com a cultura maker, promovemos a inovação nos diferentes aspectos de ensino. Os projetos atraem o engajamento dos alunos e atuam com o conceito de coletividade. Impactamos positivamente o trabalho do professor em sala de aula, o desenvolvimento do aluno e, consequentemente, projetamos bons frutos para a sociedade.”, explica Rodrigo Thuler, diretor executivo da Asthor Barden, empresa responsável pela metodologia de aprendizagem criativa Bloco+.
O Maker Space será instalado no município e poderá ser utilizado em todas as fases da idade escolar: Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. O espaço será equipado para experiências de prototipagem com impressora 3D, máquina de corte laser e ferramentas manuais.
A Asthor Barden ministrará a capacitação de todos os professores, para que possam aplicar a metodologia e transformar as aulas da rede municipal de ensino.
Sobre a Asthor Barden
A Asthor Barden desenvolve material didático tecnológico, a partir das tendências de mercado, exclusivamente para promover a aprendizagem criativa em instituições de ensino. Com metodologias ativas para a educação com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), oferece experiências com linguagem de programação, elétrica, eletrônica e robótica, capazes de trabalhar as habilidades de cada aluno em sala de aula, atendendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mín. 23° Máx. 34°