Com pouco mais de 7 mil habitantes, Santa Rita do Pardo tem se destacado entre as cidades do Mato Grosso do Sul quando o assunto é Saúde. Essa semana, o pequeno município foi sede da Macrorregião de Três Lagoas para realização de cirurgias de cataratas que atendeu moradores de várias cidades da região.
Os exames pré-operatórios foram realizados ainda no início do mês e os procedimentos cirúrgicos aconteceram nesse último final de semana. No total foram realizadas 82 cirurgias em pacientes das cidades de Bataguassu, Anauriândia, Agua Clara, Selviria e Santa Rita do Pardo. Antes das cirurgias, os pacientes passaram por consultas médicas na véspera e também receberam atendimento pós-operatório no domingo.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, os procedimentos foram realizados por especialistas e por um anestesiologista, auxiliados pela equipe da Secretaria Municipal.
O Prefeito do município, que também é médico, Dr Lúcio Costa, afirmou que a ação faz parte de uma parceria com o Governo do Estado através do Programa Opera MS e tem como objetivo zerar a fila de espera por atendimentos oftalmológicos, mais especificamente os que estão na fila por cirurgia de catarata.
Nos próximos meses o município também realizará aproximadamente 200 cirurgias gerais, como ortopédicas e ginecológicas.
“Estamos passando por mudanças significativas e nos tornando referência a nível estadual em inúmeros setores, reafirmando mais uma vez o compromisso da administração em atender aos anseios da população”, destacou o prefeito.