Demora no credenciamento de médicos deixou a população de Bataguassu praticamente sem atendimento pediatra nas unidades de saúde do município. Os últimos atendimentos foram no dia 04 deste mês, quando a cidade contava com três profissionais. Além dos pediatras, Bataguassu também está sem atendimento de cardiologista e neurologista.
Segundo apurado, mesmo podendo refazer o credenciamento dos médicos antes do fim dos contratos, o município deixou que o credenciamentos dos profissionais expirassem, deixando a população sem atendimento nas áreas de pediatria, cardiologia e neurologia.
No caso dos pediatras, o município segue com atendimento apenas no Centro de Especialidades, com uma profissional concursada, que está atendendo somente em caso de emergência. Já nos seis postos de saúde do município não há atendimentos.
Ao Jornal Cenário MS, uma mulher de 29 anos, que não quis se identificar, contou que estava com uma consulta marcada para o filho de 2 meses, para essa semana, no entanto teve o atendimento cancelado pela Secretaria de Saúde com a justificativa da falta de médicos pediatras. Ela contou ainda que foi orientada a buscar atendimento no Centro de Especialidades, mas também não conseguiu por não ser um caso de emergência.
"O sentimento é de descaso, já que meu filho é incapaz de expressar o que está sentindo. Diferente de um adulto, que pode relatar sintomas, uma criança depende totalmente de terceiros para que descubra que tem algo de errado" disse a mãe.
Pelas redes sociais, o vereador Cleyton Silva cobrou explicações do Poder Executivo. "Porque, mesmo sabendo quando iria acabar os contratos dos médicos, não foram feitos os credenciamentos e agora a população terá que aguardar por vários dias até que isso se resolva. A população sofre e as crianças ficam sem atendimento por falta de planejamento" escreveu.
Outro lado
A reportagem do Jornal Cenário MS entrou em contato com o secretário de saúde, Helder Lousa Júnior, onde o mesmo informou que a prefeitura já está resolvendo a situação, e afirmou que o novo credenciamento deve ser publicado ainda nesta semana.
O secretário disse ainda que os médicos serão convocados a apresentar documentação necessária e que o retorno dos atendimento está previsto para a próxima segunda-feira, dia 11 de abril.