A Prefeitura de Santa Rita do Pardo realizou na última quarta-feira (06) no auditório do Centro Político do município a I Plenária temática municipal de Saúde Mental, o evento foi organizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
A plenária que antecede a conferência macrorregional e posteriormente a Conferência Nacional de Saúde Mental teve como pauta: “A política de Saúde Mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o objetivo da plenária é construir as diretrizes que vão estabelecer as prioridades da saúde pública municipal, no tocante aos serviços e às políticas públicas voltadas para a saúde mental das pessoas. “Foram ouvidas as demandas e eleitos os delegados representantes de cada segmento, para ajudarem a construir essas diretrizes, durante a Conferência macrorregional que acontecerá em Três Lagoas”, destacou.
O evento contou com a participação da Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Yasmin Feliciano, que palestrou sobre os impactos na Saúde Mental da População e os desafios para o cuidado Psicossocial no pós-pandemia.
A PLENÁRIA
Durante a plenária foram apresentados quatro eixos temáticos para discussão e elaboração das propostas. Após conclusão da apresentação, todos votaram para definir qual delas iria compor o relatório final. Também foi realizada a eleição de quatro delegados que vão representar o município nas etapas subsequentes.
Os quatro eixos, debatidos foram: “Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania”; “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”; “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade” e por fim “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.
Participaram do evento trabalhadores da Saúde, usuários e gestores, além de professores, vereadores e representantes de associações e instituições do município.