O delegado Nilson Fonseca Martins deixou o comando da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu, onde esteve por quase 10 anos. Martins foi designado para assumir a Delegacia Regional de Polícia de Naviraí onde ficará responsável pelas cidades de Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo.
Delegado de Polícia desde 2006, Martins fez carreira na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e teve passagens pelo Delegacia de Polícia de Ribas do Rio Pardo e na Delegacia de Polícia de Água Clara. Desde 2013, estava à frente da 1ª Delegacia de Bataguassu, onde em dezembro de 2021 em reconhecimento pelos serviços prestados pela segurança pública, recebeu da Câmara Municipal de Bataguassu o título de cidadão Bataguassuense. Mastins também já respondeu interinamente pelas Delegacias de Polícia dos municípios de Anaurilândia e Santa Rita do Pardo.
Segundo o delegado, a nova missão foi recebida com muita alegria. "Estou extremamente honrado com essa designação e pronto para lidar com os desafios dessa nossa função. Naviraí e região é um local estratégico para a segurança pública do nosso Estado e, portanto, com o apoio da nossa excelente equipe de policiais civis e a parceria com os demais órgãos de segurança pública, realizaremos estratégias conjuntas em combate ao crime", diz.
O delegado afirma ainda que os trabalhos de Polícia Judiciária serão intensificados em toda a regional. "Visamos executar trabalhos conjuntos com as prefeituras municipais das cidades que compõem a Regional de Naviraí, para medidas de controle social focadas em uma atuação multiprofissional, dentre outros projetos que visam sempre a melhoria do atendimento à população e sua proteção", explica o delegado Martins.
Perfil
Nascido em São Paulo, 48 anos, Nilson Fonseca Martins é casado com Maria Angélica Benetasso e pai de duas crianças. Trabalhou na iniciativa privada nas empresas Banco Digibanco S/A e Nec do Brasil S/A. Ainda no estado de São Paulo, atuou como escrivão de Polícia nas cidades de Araçatuba, Andradina e Pereira Barreto.
Em 2006, ingressou na carreira de Delegado de Polícia no Mato Grosso do Sul, sendo o segundo colocado no concurso de provas e títulos do certame.
Vida acadêmica e principais cursos
Formado em 2003 no curso de Direito das Faculdades AEMS- Três Lagoas-MS; Título de Especialista em Direito Penal e Crime Organizado pela Universidade FTC – Savaldor/BA; Pós graduado no curso de Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Pós graduado no curso de Direito Constitucional pela Faculdade Única de Ipatiganga-MG.
Formado no curso de SWAT OPERATIONS pela Internacional Police Association da Grã-Bretanha. Possui mais de 40 cursos realizados na Secretaria Nacional de Segurança Pública, dentre eles cursos de Inteligência Policial e Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro, especialista em operações com drones, entre outros.
É ainda autor do artigo “A autoridade policial e a busca domiciliar” publicado em diversos sítios eletrônicos jurídicos.