Concluído há 9 meses, o Píer Turístico do Distrito de Nova Porto XV, município de Bataguassu, está abandonado pela gestão do prefeito Akira Otsubo (MDB). O local construído para impulsionar o turismo e o lazer, conta com espaço para restaurante e casa do pescador que ainda não foram inaugurados.
O abandono é evidente nas imagens que mostram o local com muito mato. Mas não só isso. Quem frequenta o Pier se quer tem banheiro público que possa ser utilizado, porque a estrutura construída para dar conforto aos pescadores e o restaurante que poderia atrair um grande número de pessoas não foram inaugurados.
O Píer Turístico, é uma das obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Pedro Arlei Caravina. Conforme levantamento realizado pelo setor de engenharia da gestão Caravina, em dezembro do ano passado, o Píer estava com mais de 80% da obra concluída, restando apenas alguns ajustes e acabamentos finais.
A obra idealizada pelo ex-prefeito teve investimento na ordem de R$ 3.094.162,58 milhões e foi finalizada na gestão do prefeito Akira em agosto do ano passado.
Em visita ao ponto turístico em agosto de 2021, Akira Otsubo informou que a Prefeitura de Bataguassu, em breve, lançaria um edital de licitação para interessados em administrar o restaurante. “O setor de licitação está trabalhando na etapa de formatação do edital que, em breve, será divulgado para interessados em explorar o espaço”, comentou Akira na época.
As imagens da reportagem para publicadas pelo vereador Cleyton Silva, que vem cobrando o Poder Executivo, para que o local seja utilizado em sua totalidade desde da finalização da obra.
"A melhor forma de preservação do patrimônio público é o uso, por outro lado, quando acontece o abandono tudo vira mato e poeira. Em várias oportunidades já cobrei, através de indicações e requerimentos, o amplo funcionando do Pier Duó, porém, o Restaurante e a Casa do Pescador ainda continuam fechados. Prefeito faça a concessão do Restaurante, já existe a Lei que autoriza, em troca exija a manutenção do espaço. Faça a concessão da Casa do Pescador para vender um gelo, limpar um peixe, abrir os banheiros, em troca também exija a manutenção dos espaços. Essas medidas ainda trarão economias ao município que economizará com a limpeza, energia, servidores " escreveu o vereador
Obra
Com área em torno de 30 mil m², o Píer Turístico conta com base de fiscalização portuária da Polícia Militar Ambiental (PMA) com cobertura para embarcações; área para estacionamento de veículos, restaurante, sanitários com acessibilidade, casa de apoio ao pescador, duas plataformas flutuantes com 150 m² cada e uma plataforma flutuante para a PMA; além de área de lazer com academia ao ar livre, playground, bancos e pergolados na beirada do rio.