Terça, 24 de Maio de 2022
27°

Tempo aberto

Bataguassu - MS

Geral Cruza perigosa

Javali criado ilegalmente é apreendido pela Polícia Ambiental em Campo Grande (MS)

O animal é uma cruza de porco e javali, combinação proibida e considerada nociva desde 2013.

28/04/2022 às 15h59
Por: Rodrigo de Freitas Fonte: Assessoria PMMS
Compartilhe:
Javaporco apreendido no assentamento é uma cruza nociva. Foto: PMMS
Javaporco apreendido no assentamento é uma cruza nociva. Foto: PMMS

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Policia Militar Ambiental de Jardim recebeu denúncias de moradores do Assentamento Palmeiras, localizado a 40 km da cidade, ontem (27) à tarde, de que pessoas estariam criando ilegalmente javaporco, espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico, que pode chegar a 200 kg. A equipe foi até o local indicado e localizou em um chiqueiro a criação ilegal de um espécime.  

O órgão ambiental não permite mais novas criações e cruzamentos desse animal, desde o ano de 2013, quando ele foi instituído como nocivo, inclusive, com permissão de abate, desde que com licenciamento junto ao órgão ambiental. A proprietária do imóvel informou à equipe Policial, que o animal pertencia ao seu irmão, e que o javaporco havia nascido há cinco meses, após um javali invadir a pocilga da propriedade. O animal foi apreendido.

O infrator (28), residente em Nioaque, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias