Terça, 24 de Maio de 2022
26°

Tempo aberto

Bataguassu - MS

Tecnologia Energia do futuro

Unidade Conquista do Pontal da Atvos realiza destinação sustentável de resíduos de madeira para geração de energia limpa

Parceria com empresa da região do Oeste Paulista proporciona solução de descarte ambientalmente correto de paletes utilizados na operação da planta agroindustrial.

05/05/2022 às 19h15 Atualizada em 05/05/2022 às 19h27
Por: Rodrigo de Freitas
Compartilhe:
Unidade Conquista do Pontal da Atvos, Foto: Divulgação
Unidade Conquista do Pontal da Atvos, Foto: Divulgação

A Unidade Conquista do Pontal da Atvos, segunda maior do país, iniciou uma parceria com a Transforma Energia S/A, empresa atuante na zona rural do Oeste Paulista, para realizar o descarte sustentável e adequado de resíduos de madeira para geração de energia por biomassa. A cooperação, iniciada no mês de março, já destinou 25 toneladas de paletes de madeira, insumo largamente utilizado nas operações das plantas agroindustriais da companhia.

“Todas as unidades da Atvos possuem uma central de resíduos responsável por realizar coleta, triagem, segregação e identificação dos materiais. Os paletes de madeir

a nos auxiliam na armazenagem e movimentação de cargas na operação, mas ocupam bastante espaço. A parceria nos trouxe uma solução eficiente e eficaz para destinar de forma sustentável esses resíduos, além de contribuir com o nosso propósito de gerar energia limpa”, afirma Danilo Bertoli, diretor superintendente do Polo Sul da Atvos.

Pareceria vai transformar madeira em energia limpa. Foto: Divulgação
Pareceria vai transformar madeira em energia limpa. Foto: Divulgação

 

Desde a última safra, todas as unidades da Atvos se destacam pela destinação sustentável de 100% dos materiais não perigosos gerados pela operação, por meio de coprocessamento, reutilização ou reciclagem, conforme a necessidade. A iniciativa também reforça o compromisso da companhia em seguir rigorosamente as legislações vigentes e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

O engajamento da Atvos com o tema possui como base a própria cultura e natureza das suas operações, uma vez que alguns produtos provenientes de um processo podem ser reaproveitados como insumos para outras atividades. Alguns exemplos disso são a torta de filtro, um material orgânico sólido obtido da produção de açúcar e usado na adubação dos canaviais, e o bagaço da cana-de-açúcar, que é matéria-prima para geração de energia elétrica limpa e sustentável.

 As atividades e os negócios da Atvos reforçam seu compromisso de repensar processos de forma a promover o equilíbrio entre a produção e a sustentabilidade do planeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias