Terça, 04 de Agosto de 2020
(67) 999415041
Bataguassu Habitação

"É algo inédito no País", diz Caravina sobre entrega de casas inacabadas pelo Governo Federal

Unidades fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50 e foram retomadas pelo município e construídas com recursos próprios

25/09/2019 13h57 Atualizada há 10 meses
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
O sonho da casa própria se tornou realidade para mais 10 famílias em Bataguassu. Ontem, dia 24 de setembro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, por meio do Núcleo Municipal de Habitação realizou a solenidade de entrega das unidades habitacionais que compõem o Conjunto "Antônio Ferreira de Moraes Filho" (Toninho Bolão), no Distrito de Nova Porto XV.
 
As casas fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50, parceria entre Governos Federal e Estadual; e município - este último responsável pela destinação de área para construção das habitações.
 
Inicialmente 40 casas seriam construídas. Em 2015, 30 unidades do programa foram entregues aos beneficiários, investimento de R$ 900.708,00 (em recursos federais e estaduais). As outras 10 moradias devido problemas com a instituição financeira e empresa responsável pela obra, foram abandonadas e ficaram inacabadas.
 
O município, por sua vez, retomou o investimento e está entregando as unidades que foram construídas com recursos próprios, investimento na ordem de R$ 358.048,67.
 
Conforme o setor de engenharia, elas seguem o mesmo padrão das outras 30: possuem 41,57 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
 
A primeira beneficiária a receber a chave de sua casa própria foi Ivanete dos Santos, que agradeceu a todos os envolvidos pela iniciativa. "Estou muito feliz em poder entrar na minha casa, poder dar um lar para o meu filho. Agradeço a Deus pela chegada desse dia", comentou ela.
 
Durante a solenidade, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) disse que a situação vivenciada em Bataguassu não é exclusiva do município.
 
No País, segundo o gestor, mais de 40 mil moradias se encontram na mesma situação e sem expectativa de serem retomadas pelo Governo Federal. "É algo inédito no País. É uma alegria poder entregar essas casas mesmo diante do "imbróglio" financeiro, econômico e jurídico que se arrastou por anos e que envolveu a retomada e conclusão delas. Assumimos a responsabilidade e estamos hoje realizando o sonho da casa própria dessas famílias", frisou.
 
Caravina informou no evento que mais programas habitacionais devem ser entregues até o final do mandato do gestor, em 2020.
 
Segundo ele, já está em etapa de projeto a construção de mais 100 casas para Bataguassu além de que está sendo formatado um programa municipal que visa a doação de terreno para que os munícipes possam construir suas moradias. "Em Nova Porto XV, está em andamento o projeto Lote Urbanizado, que deve ser entregue em breve. Moradia representa dignidade. Nossa administração agora está focada em investir nesse setor", pontuou.
 
Presente no ato, os vereadores Maurício do XV e Cleyton Rodrigo da Silva, representantes do Legislativo no Distrito parabenizaram a atual administração pelo compromisso com a comunidade diante da entrega das casas populares.
 
Participaram da solenidade o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Jaime Aragão; o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, vereador licenciado Pastor Alessandro; e demais secretários Nilo José Perlin (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente) e Carlos Roberto Pereira de Almeida (secretário municipal de Infraestrutura); o vereador Júnior Batata; o presidente da Colônia dos Pescadores Z-13, Geraldo Druzian; além de diretoras de escola, servidores públicos, imprensa local e população em geral.
 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bataguassu - MS
Atualizado às 05h22 - Fonte: Climatempo
17°
Tempo aberto

Mín. 16° Máx. 32°

17° Sensação
13.7 km/h Vento
47.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias